A Tecnofiltros sempre se preocupou em fornecer tecnologias para facilitar o homem do campo. E quando se trata do assunto Pulverização Agrícola, nós estamos atentos em fornecer o que há de melhor no mercado para ajudar o agricultor. Isso faz com que existam menos prejuízos financeiros no processo de pulverização.

Hoje nós vamos falar com vocês um pouco sobre o E-con, uma nova tecnologia que promete melhorar muito a pulverização agrícola que tem sido realizada em nosso país, e quem sabe no mundo.

Porque foi criado?

Quando o E-con foi criado, a intenção primária era auxiliar na redução da deriva, melhorar o padrão de gotas para fazer uma melhor deposição de calda. Dessa forma seria possível garantir o padrão de densidade das gotas.

De fato, podemos dizer que um dos maiores trabalhos que existem ao redor da fabricação de bicos de pulverização é produzir gotas por igual. Dessa forma é gasto muitos recursos em tecnologias para que o bico pulverizador distribua essa gotas de maneira uniforme.

 

Como funciona?

Podemos dizer que o E-con é um homogeneizador de gotas, ou coadjuvante mecânico. Com ele é possível fazer um retrabalho da calda, mantendo uma distribuição uniforme. Isso contribui muito para que haja uma redução em deriva.

Quanto a remistura ocorre, a calda fica mais densa e com esse processo existe um desgaste bem menor sobre o bico do pulverizador.

“O raciocínio de criação do E-con foi o seguinte: retrabalhar a calda sem mexer na emulsificação da calda.” Rodnei – Criador e propagador da nova tecnologia

Isso é um fato óbvio, visto que o E-con não tem esse poder de trabalhar calda lá no início do processo. Entretanto, é possível retrabalhar ela antes que a calda seja dispersada para a atmosfera. Esse trabalho que o E-con realiza interfere totalmente no espectro de como essa gota é formada.

Conforme explicado pela própria empresa criadora do E-con, existe um processo ao qual eles chamam de “quebra da memória de fluxo da calda”. Isso faz com que o jato não fique direcionado sempre no mesmo local. O E-con implementa como se fosse um “mini agitador hidráulico” retrabalhando a calda em todo o orifício do bico para o momento da formação das gotas.

Na teoria funciona, e na prática?

Mesmo assim, levando em consideração todas as vantagens por trás do E-con, alguns acreditam que na prática os resultados não são tão bons assim. Porém, a Tecnofiltros acredita ser importante apresentar para vocês alguns testes reais da utilização do E-con no campo. Veja abaixo uma seleção de testes que separamos para vocês.

A pulverização agrícola tem melhorado cada vez mais por meio de novas tecnologias. Por conta disso, temos o prazer de informar que a Tecnofiltros está a sua disposição para fornecer o E-con. E você, já pediu o seu?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *