Melhor horário para Pulverização

O melhor horário para que ocorra a pulverização está relacionado com as condições climáticas adequadas para uma melhor absorção dos produtos nas plantas. Existem fatores relativos ao clima, tais como temperatura, velocidade do vento, umidade relativa do ar (URA) e até a luminosidade que influenciam na pulverização. Se as condições forem inadequadas a eficácia da pulverização poderá ficar comprometida

De forma geral, durante o período do dia existem condições climáticas adversas para a pulverização. Isso se dá ao fato de que a aplicação deve ocorrer em uma temperatura inferior à 30°C, com uma velocidade do vento entre 3 e 10 km/h e umidade relativa do ar acima de 55%. Se não estivermos dentro desse padrão, o alcance da gota na superfície foliar é bastante reduzida.

Sabendo disso é necessário buscar um horário de pulverização que apresente condições ideais para a eficácia na aplicação. Durante o período noturno existem diversos fatores que contribuem para uma boa pulverização. Podemos citar a umidade do ar mais alta, menos rajadas de vento e temperaturas mais baixas.

Entretanto isso não quer dizer que à noite sempre será o melhor horário de pulverização adequado no seu caso. Existe um fenômeno conhecido como Inversão Climática, fazendo com que o período noturno não tenha condições apropriadas para que a pulverização possa ser bem sucedida.

Levando isso em conta, muitas vezes é encontrado no início do dia e no fim da tarde condições ideais para a pulverização. De toda forma, é necessário evitar temperaturas que estejam acima dos 30°C e umidade do ar abaixo que 55%.

Acima de tudo, além do horário de pulverização, é necessário lembrar que a velocidade do vento poderá ser determinante se o produto alcançará o alvo ou não. Quando os ventos estão acima de 10 km/h, isso pode causar deriva. O efeito deriva se trata do deslocamento da gota ou evaporação até locais indesejados, provocando danos ambientais ou a plantações próximas.

 

Um comentário para “Qual melhor horário para a Pulverização Agrícola?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *